Quando pensamos em massagem, pensamos em relaxamento, mas a verdade é que os seus benefícios são muitos mais…
A massagem é o ato de pressionar e mexer na pele, tendões, músculos e ligamentos, tratando-se da terapêutica mais antiga utilizada pelo homem como recurso contra a dor. Os massagistas utilizam, normalmente, as mãos e os dedos para massajar, podendo também utilizar os antebraços, cotovelos e pés. Podem ir de simples carícias a movimentos que envolvam pressão profunda.
Benefícios
O principal benefício reconhecido da massagem é a descontração do corpo e da mente, mas, de acordo com a técnica utilizada e com a intensidade e velocidade dos movimentos, o estímulo também pode ser enorme.A massagem, é muitas vezes, considerada como complementar ou medicina alternativa, sendo, cada vez mais, aconselhada em conjunto com o tratamento prescrito pelo médico.
Estudos revelam que as massagens reduzem o stress, a dor e a tensão muscular. Alguns revelam que estas têm ainda os seguintes benefícios:
- Tratamento de ansiedade
- Estimular os sentimentos positivos e manter os negativos sob controlo
- Aumentar a energia e estimular o intelecto
- Relaxar o corpo e a mente
- Aumentar a auto estima.
- Potenciar a respiração
- Favorecer a drenagem linfática
- Reduzir a fadiga muscular e diminuir o cansaço
- Estimular o sistema nervoso de forma eficaz
- Estimular e equilibrar o sistema digestivo
- Melhorar a elasticidade da pele, a circulação sanguínea, o sistema imunológico e a tonificação muscular
- Ajudar a combater a hipertensão arterial
- Tratamento de fibromialgia
- Tratamento de dores de cabeça
- Tratamento de insónias relacionadas com o stress
- Tratamento do síndrome da dor miosfacial
- Tratamento de parestesias e dor do nervo
- Tratamento de pequenas lesões dos tecidos
- Tratamento de lesões desportivas
- Tratamento de dor da articulação temporomandibular (ATM)
.jpg)
Para além destes benefícios específicos, as massagens também envolvem uma sensação de conforto, bem-estar e a criação de ligações profundas com o terapeuta.
Apesar dos benefícios, a massagem não deve ser utilizada como alternativa aos cuidados médicos. Deve, por isso, avisar o seu médico caso decida recorrer às massagens para tratar algum problema, seguindo qualquer conselho e tratamento médico adicional.
Casos de risco
Apesar de ser benéfico para quase todos nós, existem algumas situações em que não se devem receber massagens:
- Distúrbios hemorrágicos
- Em caso de queimaduras ou feiras abertas ou em cicatrização
- Trombose venosa profunda (TVP)
- Fraturas
- Osteoporose severa
- Tromcipotenia grave
Os prós e contras da massagem devem ser discutidos com o seu médico, especialmente caso tenha cancro, dores inexplicáveis ou esteja grávida.
Tipos de massagens
Existem diversos tipos de massagem. Fique a conhecer alguns dos mais conhecidos e utilizados.
AYURVÉDICA
Técnica indiana que visa o equilíbrio físico, mental e energético.
Alia movimentações vigorosas com manobras de tração e alongamento e estimulação de pontos e órgãos vitais.
DESPORTIVA
É uma massagem forte e profunda que se baseia na massagem sueca e na massoterapia e diminui a probabilidade de contusões, melhora a força, a amplitude dos movimentos, a flexibilidade dos músculos e aperformance desportiva.
ORIENTAL
Trata-se de uma massagem que combina várias técnicas orientais (shiatsu, tuiná e diferentes alongamentos da Thai massagem). É uma técnica mais vigorosa, indicada para melhorar a flexibilidade, manter os músculos livres de dores e estimular o livre fluxo da energia vital.
PEDRAS QUENTES
O corpo é massajado com óleo e utiliza o calor das pedras basálticas, colocadas em pontos específicos para equilibrá-los e harmonizá-los e tem como objetivo o relaxamento profundo dos músculos.
REFLEXOLOGIA
Esta massagem é realizada com os pés e estimula pontos com ação reflexa em zonas de todo o corpo. Relaxa, ativa a circulação sanguínea e a energia, diminui o nível de stress e pode também servir de tratamento preventivo e identificador de desequilíbrio de algum órgão.
SHIATSU
É uma das massagens mais antigas da cultura japonesa e combina a massagem com a pressão (através das mãos, joelhos, cotovelos, pés e até o peso do corpo do próprio terapeuta) nos pontos de acupunctura chineses, de modo a desbloquear e estimular a energia. É muito utilizada no tratamento de dores de coluna e no corpo, problemas fisiológicos, equilíbrio emocional e energético, para melhorar cólicas e TPM, reduzir o stress, a depressão, a ansiedade e problemas digestivos.
SUECA
Deriva das antigas formas de massagem praticadas na Grécia e consiste em fazer pressão no sentido do fluxo sanguíneo, em diferentes pontos do corpo. Recorre-se também a técnicas de fricção para melhorar o retorno do sangue ao coração.
THAI
Foi desenvolvida na Tailândia há mais de 2500 anos e utiliza movimentos de alongamento e de amplitude articular, com o objetivo de reequilibrar o organismo e aliviar tensões, melhorar a flexibilidade, as dores crónicas, a postura e o fluxo sanguíneo. É também uma técnica de reequilíbrio energético.
Fontes:
- Mayo Clinic – “Massage: Get in touch with its many benefits”
- Sapo Saúde – “Os benefícios das massagens”
- Mariana Bueno – “Cada tipo de massagem traz um benefício diferente para o corpo; conheça”
Sem comentários:
Enviar um comentário